12 de Agosto, Dia Internacional da Juventude terça-feira, 12 de Agosto de 2008 :: 22 Visualizações | ![]() |
A Assembleia-Geral das Nações Unidas declarou o dia 12 de Agosto como o Dia Internacional da Juventude, assumindo a Juventude como o grupo etário responsável por determinar, de forma mais veemente, o ritmo da história. Apresenta-se um resumo de como a comemoração deste dia surgiu.
- Com as comemorações do Ano Internacional da Juventude (1985), a Assembleia-Geral das Nações Unidas produziu um referencial em termos de políticas de Juventude. O documento estabelece orientações para que os países construam bases para uma política de juventude, focalizando como prioridades os temas: participação, desenvolvimento e paz.
- Dez anos depois, em 1995, é adoptado pela ONU o "Programa Mundial de Acção para a Juventude para além do ano 2000".
- Em Agosto de 1998, em Portugal, Lisboa, reúne-se a Primeira Conferência Mundial dos Ministros Responsáveis pela Juventude, que produziu o resultado (juntamente com o Plano de Acção de Braga - do Fórum Mundial de Juventude) da Declaração de Lisboa sobre Políticas e Programas de Juventude,
tendo sido um dos principais pontos de convergência de grandes mobilizações e articulações dos movimentos contemporâneos de juventude. O documento reconhece que "os jovens são uma força positiva e têm enorme potencial para contribuir para o desenvolvimento e progresso social". - Em 1999 é declarado o dia 12 de Agosto como Dia Internacional da Juventude, através da resolução 54/120 de 17 de Dezembro de 1999
- No contexto Europeu podes encontrar mais informação no Portal Europeu da Juventude, e no Portal da Juventude.
Uma curiosidade:
Sabias que os primeiros registos de existência de movimentos de juventude remetem a cerca do ano 100 AC (antes de Cristo)? Quando Marco Túlio Cícero é obrigado a lidar com os protestos organizados pelos jovens que, na verdade, retratavam as visões da sociedade em geral (Chaves Jr, E. consultor para Políticas de Juventude da Unesco).