
Olá!
O departamento tem conhecimento, que há caminheiros na região, que tem a vontade de participar no Roverway 2009 na Islandia. Eles procuram outros caminheiros que partilhem da mesma vontade para constituir uma equipa, pois ainda nao são numero suficiente.
O Departamento, vem assim desta forma, ajudar o sonho destes caminheiros, pedindo que todos os caminheiros/companheiros que estejam interessados em participar no próximo Roverway entre em contacto com o Departamento, para que possamos servir de elo de ligação - comunicaçao entre os varios interessados.
para mais informações é só entrar em contacto.
quartacbr@gmail.com; quartacbr@hotmail.com ( msn . 4ªs feiras 21h - 22h)
Relembro que o primeiro Roverway aconteceu em Portugal em 2003!!Foi um sucesso!
---------------------------------------------------------------------------------------------
A realização do Roverway 2009 aproxima-se a passos largos.
Nesta Caminhada de Contingente esperamos que também esta Rede RW09 envolva participantes, staff e todos os interessados a tornar esta participação no Roverway como uma experiência única, um momento especial na vida de cada um.
Os primeiros passos para fazer parte deste sonho começam pela fase de inscrição.
O prazo de inscrição irá decorrer até 1 de Fevereiro de 2009, e neste momento já se encontra disponivel no site islandês.
De todo o modo, os participantes no Contingente Português deverão fazer a sua inscrição através do site português - www.fep-portugal.org/roverway2009.
Desta forma poderemos ter um contacto directo e imediato com participantes portugueses e ainda proceder a uma validação com mais rapidez e eficiência.
Nos próximos dias esta área de registos estará disponivel e terá os mesmo campos/dados que o site islandês.
Para participantes em Equipa ou como Staff Internacional, o Contingente Português irá fornecer conteúdos e desafios que irão enriquecer ao longo de todo o ano a vossa Caminhada, tornando-a mais rica em experiências, em conhecimentos e em compromisso.
Esperamos ver-vos também na Islândia,
Uma forte Canhota,
P' Chefia Contingente CNE
João Sousa












i













O CNE está implantado em mais de 1000 Agrupamentos locais em todos os Concelhos do território Continental e Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, dispondo de uma rede de animação e coordenação territorial apoiada em meia centena de Estruturas de Núcleo e Regionais, tendo como executivo nacional a Junta Central, que assegura a gestão e a implementação das políticas gerais e sectoriais do CNE.
Na idade de Lobito, dos 6 aos 10 anos, o importante é brincar com os outros, no meio da alegria e da imaginação. O Lobito gosta de inventar jogos, gosta de brincar, de coleccionar toda a espécie de coisas. A sua curiosidade é inexcedível. O Escutismo propõe-lhe "Caçadas" apaixonantes em torno de interesses comuns, apoiadas por contos e lendas conhecidos.
Os Exploradores, dos 10 aos 14 anos, estão na idade de querer descobrir o mundo e a vida; é a idade da aventura, dos projectos fabulosos, dos heróis invencíveis. O Escutismo propõe-lhes a "Aventura/Expedição", verdadeiramente decidida em comum e vivida por todos, em que a pessoa de um herói é ao mesmo tempo um desafio e o cimento necessário à coesão do grupo.
Entre os 14 e os 17 anos é a idade do grande desafio: os jovens querem dar provas do que são capazes, querem ver reconhecida a sua personalidade, desejam conhecer os outros a fundo, viver em grupo com eles. O "Empreendimento/Cruzeiro" é uma acção onde muito se descobre e muito se contrói, onde a função e a responsabilidade de cada um, tal como a cooperação entre as equipas, são igualmente indispensáveis para o êxito final.
Caminheiros/Companheiros
Trabalham em grupos pequenos. O Sistema de Patrulhas, onde cada jovem assume uma função como uma "micro-sociedade" onde todos são chamados a participar. Nestes pequenos grupos (5-8 elementos) os jovens desenvolvem a liderança, as habilidades do grupo e a responsabilidade individual.
A Animação da Fé, característica do Escutismo do CNE, é feita naturalmente através do jogo escutista, vivido à luz de Jesus Cristo e do Evangelho, procurando contribuir para a formação humana e cristã dos seus associados, pelo testemunho de vida em comunhão eclesial.
Aprender a produzir o que se consome, resistir à alienação, ao consumo.




