
Mais informações no site da Junta Regional.
Este é um espaço aberto a todos aqueles que queiram partilhar os seus conhecimentos e vivências escutistas. Esta ideia partiu de um grupo de escuteiros do 674 POMBAL, mas está aberta a todos os que queiram participar.
O que é?
Uma dinâmica de reflexão conjunta sobre o CNE e o que queremos que seja o seu futuro
Em que consiste?
Parte importante da sua concretização assentará na realização de um conjunto de eventos (seminários, encontros) cujos resultados convergirão para um Congresso Nacional a realizar no início de 2010
Quais são os principais resultados esperados?
• Uma reflexão sobre os nossos Valores e a nossa Missão
• A construção participada de uma Visão para o CNE
• A definição de um conjunto de Prioridades Estratégicas para o futuro próximo da associação
Quem pode participar?
Dirigentes, CILs e Caminheiros/Companheiros
Qual a 1ª iniciativa?
O Seminário Nacional a realizar em 4/5 Outubro 2008, em Aveiro
Conflitos vários, presentemente o conflito no Cáucaso, chegam-nos à distância por televisões e jornais. Podemos ajudar os nossos elementos encorajando-os a discutirem e reflectirem sobre a Paz, pelo que a Região Europeia do Escutismo lista recursos online para uso dos animadores e dirigentes que trabalham com crianças e jovens.
O Comité Europeu do Escutismo prestou homenagem de solidariedade para com a Região Euroasia relativamente aos acontecimentos dramáticos que actualmene afectam a Geórgia e Rússia. Simultaneamente apela à Educação para a Paz, central no Movimento Escutista, divulgando uma lista de recursos que poderão ser utilizados pelos dirigentes que acompanham directamente crianças e jovens, de forma a ajudar a responder às questões surgidas acerca do conflito veiculado nos nossos jornais e televisões.
O Fórum europeu da Juventude, de que a Organização Mundial do Movimeno Escutista é membro, produziu um comunicado de imprensa por ocasião do Dia Internacional da Juventude, que declarava:
"As crianças e os jovens são os grupos mais vulneráveis aquando dos conflitos armados não somente por se constituirem como vítimas directas dos tiros cruzados mas também ao servirem as forças armadas. "Não são os líderes nos seus fatos cinzentos mas as crianças e os jovens os que mais sofrem nas trincheiras, nos abrigos de bombardeamentos e que terminam estendidos e feridos nas ruas", explica Jaakko Weuro, Vice-Presidente do Fórum europeu da Juventude.
Como movimento de juventude sabemos que as nossas crianças e jovens questionam-se frequentemente sobre o que vêem nos meios de comunicação social. Grande número de recursos está disponível e pode ser utilizado pelos responsáveis locais para responder a tais perguntas.
Junto se apresenta uma lista de recursos di
sponíveis online:
* Scoutpax [ http://worldnet.scout.org/scoutpax/ ] - Presentes para a Paz
* Wilderdom [ http://wilderdom.com/games/PeaceEducationExperientialActivities.html ] - actividades e experiências para a Educação para a Paz
* Aliança Norueguesa para a Paz [ http://www.educationforpeace.no/ ] - actividades e ferramentas para a Educação para a Paz
* Em face do terrorismo [ http://www.scoutbase.org.uk/library/special/itfot.pdf ] - documento de suporte a dirigentes escutistas produzido pela associação escutista inglesa TSA